Melhor programa para loja: como escolher

Escolher o melhor programa para loja nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, cada loja tem as suas necessidades e cada programa tem suas funções específicas e o empresário deve fazer uma boa análise para escolher o sistema que mais se adequa àquilo que a sua loja realmente necessita.

São diversas opções no mercado e, às vezes, escolher o melhor programa de gestão pode, mesmo, ser complicado. É neste momento que o lojista deve levar em consideração tudo o que ele conhece da própria loja e dos planos que ele tem para o futuro dela, já que um software de gestão para lojas vai ajudar em tudo isso: na gestão em si, mas também na geração de dados que ajudarão o empresário a planejar os passos seguintes da sua empresa.

Estas são as primeiras, mas não as únicas vantagens de se escolher um bom programa do tipo. Ao longo deste artigo a gente vai explicar o que o lojista deve procurar quando quer escolher o melhor programa para loja. Também vamos falar sobre as vantagens que um programa de gestão para lojas pode trazer para o empreendedor varejista.

Quais as vantagens de um programa para lojas

Como dissemos acima, um bom programa para lojas traz inúmeras vantagens para o empresário do varejo. Aqui a gente vai listar algumas das principais, para que o lojista fique atento na hora de escolher, uma vez que um bom sistema do tipo tem a responsabilidade de gerenciar todos os processos de uma loja de forma segura e confiável. Esta confiabilidade, aliás, é o nossa primeira vantagem:

  • Confiabilidade

Independente do tamanho da loja, confiar as anotações das transações financeiras da empresa à caderninhos de papel e caneta ou a planilhas de Excel é bastante perigoso. Isso porque, com a correria do dia a dia, ou mesmo, com o cansaço dos funcionários, estas anotações podem ser feitas de forma incorreta ou adulteradas com relativa facilidade. Por isso, o melhor programa para lojas traz números confiáveis, uma vez que as informações sobre compra e venda são inseridas diretamente no sistema por meio do leitor de código de barras. Além disso, esta confiabilidade vem também, do fato de que por meio de um software desse tipo, todos os sistemas da loja são integrados. Falaremos mais sobre isso no próximo item:

  • Integração

O melhor programa para loja deve ter um modelo que integre todos os setores da loja e centralize estas informações de forma que o lojista possa conferir, quando quiser, ou mesmo, em tempo real, o funcionamento das áreas que estão sendo gerenciadas pelo programa. Essa visão panorâmica que o empresário pode ter sobre o seu negócio, vai servir, não só para saber em que áreas ele pode melhorar, mas também, que áreas estão funcionando bem e deve ser mantida e ampliada.

  • Economia

Como, a partir do momento que o empresário contrata um sistema de gestão todos os processos passam a ser automatizados, isso gera uma grande economia de recursos e valores. Isso porque, a loja passa a contar com um sistema que faz eletronicamente o que precisaria de um funcionário em cada setor para fazer. Além disso, essa economia acontece, também, pela agilidade com que cada processo é feito. Essa agilidade é o nosso próximo ítem:

  • Agilidade

A pressa e a correria do dia a dia exigem que as coisas aconteçam cada vez mais rápido. Os clientes querem um atendimento ágil, os funcionários não querem perder seu tempo, pois, geralmente têm outras tarefas, e o empresário tem pressa porque sabe que tempo é dinheiro. Por isso, o melhor programa para loja tem o papel de agilizar todos os processos internos da loja, gerando dados e informações de todas as áreas gerenciadas em tempo real e sem espera. Essa agilidade também vai ajudar o empresário a longo prazo, uma vez que a economia de tempo resulta, consequentemente, em economia de dinheiro.

Como escolher o melhor programa para loja

Como dissemos acima, esta escolha sempre vai depender das necessidades que o empresário notar em sua loja. Há programas que oferecem uma boa gestão de estoque, por exemplo, mas falham na hora de monitorar o fluxo de caixa, e assim por diante.

Então, o requisito básico é que o empresário saiba bem as áreas que quer gerenciar. É claro que existem programas que atuam com perfeição em todas as áreas e têm um bom custo benefício, facilitando o processo de escolha. O QuantoSobra é um ótimo exemplo de sistema de gestão completo e com preço acessível. Vale a pena testar!

Como já explicamos alguns dos principais benefícios de se contratar um software de gestão, vamos falar, agora, das principais funções que um sistema do tipo deve executar para ser considerado o melhor programa para loja, ou pra pelo menos entrar na lista dos melhores.

O que um programa para lojas deve fazer

Como dissemos acima, existem funções que todos os sistemas de gestão devem fazer para oferecer, pelo menos o básico ao empresário. Na hora da escolha de uma ferramenta dessas, o lojista deve escolher um programa que faça, pelo menos:

Controle de estoque

Junto com o controle de fluxo de caixa o controle de estoque é, talvez, a gestão mais importante dentro de uma loja. Isso porque, qualquer empresa que trabalhe com a venda de mercadorias deve estar atenta aos produtos que tem em estoque, aos que estão nas prateleiras, àqueles que possuem data de validade, quais produtos chegaram primeiro e que, portanto, devem ser vendidos primeiro.

Nenhum software pode se dizer o melhor programa para loja se não fizer, pelo menos, uma boa gestão de estoque, uma vez que esta gestão ajuda o lojista a prever os produtos que vão faltar e contatar a tempo os fornecedores para a compra de novas mercadorias, ajuda a saber quais produtos têm mais saída e que, portanto, devem ser comprados em maior quantidade, etc…

Fluxo de caixa

Toda empresa visa a geração de lucro, certo? Então, nada mais justo do que uma gestão específica para controlar o dinheiro que está entrando na empresa através das vendas, mas também, o dinheiro que está saindo através de investimentos e compra de novas mercadorias.

O controle de fluxo de caixa é essencial dentro de uma empresa e um bom sistema de gestão vai integrar as informações do caixa com os produtos que são vendidos e vai cruzar estas informações com o controle de estoque da loja. Isso vai permitir que todo processo seja automatizado e que o lojista saiba quando vai ter que comprar novos produtos e que valores ele tem em caixa.

O dinheiro que entra diariamente também deve ser controlado no final de cada expediente e também no final de cada mês e um sistema ERP vai dar informações confiáveis para ajudar o lojista na hora de fazer o balanço de cada período.

Notas fiscais

A emissão de notas fiscais é prioridade para uma loja que deseja estar em dia com suas obrigações junto ao Fisco. As especificações da Secretaria da Fazenda são claras: a emissão de notas fiscais, em muitos casos, é obrigatória  e como tal, deve ser feita toda vez que uma venda é efetuada.

Para ser considerado o melhor programa para loja, um sistema do tipo deve, no mínimo, efetuar a emissão dos diversos tipos de notas fiscais. Isso garante que a loja esteja em dia com o Governo, mas também assegura que os clientes terão os seus direitos de troca de mercadoria garantidos.

Gestão de clientes

É por meio dos dados dos clientes que o lojista poderá criar um plano de marketing ou mesmo, campanhas de marketing de relacionamento. Além disso, é sempre importante que o empresário tenha salvo o maior número possível de informações sobre as pessoas com quem faz negócio.

Isso aumenta a confiança durante as transações e ainda garante que o lojista vá sabendo, aos poucos, os gostos e preferências de cada um dos clientes, podendo direcionar promoções específicas para eles e assim, efetuar mais vendas.

A gestão de clientes deve ser feita por meio deste programa para lojas, de maneira que estes dados fiquem seguros e à salvo de estranhos. O ideal, também, é que a gestão dessa lista de dados seja feita da maneira mais automática possível, de modo a salvar tempo e gastos do empresário e, até mesmo, dos funcionários, que poderão se dedicar a outras tarefas com o tempo que sobrar.

Melhor programa para lojas

Enfim, como dissemos várias vezes até aqui, o melhor programa para lojas vai ser aquele que melhor se adaptar às necessidades do empresário e da sua loja. Durante a escolha, o empreendedor deve estar atento a presença de todas estas funções que citamos acima e a todas as outras que os sistema do tipo oferece.

Vale a pena também, testar gratuitamente as opções de softwares de gestão, para analisar se as funções deles se adequam ao que sua loja precisa.

Gestão de lojas com o QuantoSobra

O QuantoSobra, por exemplo, é um sistema completo. Oferece todas as funções que citamos ao longo deste artigo e muito mais.

Além de fazer a gestão completa da sua loja, o QuantoSobra ainda oferece integração com o leitor de código de barras, permitindo que você cadastre seus produtos de forma rápida e eficiente e também, de forma interligada com o seu sistema de estoque.

O programa ainda têm a possibilidade de impressão de etiquetas que facilitarão o seu processo de precificação, gera relatórios completos da área financeira por competência, faz o gerenciamento de contas a pagar e receber, impressão de carnês, para lojas que decidem por trabalhar com este sistema de pagamento, além de controle das contas bancárias e funções de crediário.

Com o QuantoSobra o seu estoque vai estar sempre atualizado, uma vez que ele dá alta e baixa nos produtos de forma automática, no momento em que alguma transação de compra ou venda é feita, além disso, com o sistema o empresário sempre saberá o quanto de dinheiro entrou e saiu durante um período determinado de tempo.

As notas fiscais também têm a sua emissão facilitada com o programa, já que o QuantoSobra tem integração direta com a Secretaria da Fazenda, evitando que o empresário necessite de programas externos para estar em dia com o Fisco.

Se você deseja contratar o melhor programa para loja ter o controle completo da sua loja, vale a pena testar gratuitamente o QuantoSobra. Para começar a testar, basta clicar na imagem abaixo.

Tags In
163 / 271

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend