O processo de compra de um cliente se encerra na frente de caixa, também conhecido como PDV (Ponto de Venda). Esse é o momento em que ele faz  o pagamento dos itens escolhidos e também a forma com que pagará por eles.

Muitos lojistas não consideram esse momento como  importante e que faça  parte do encadeamento da jornada de compras do cliente. Apesar disso, a frente de caixa é uma parte essencial do processo, já que é dali que o cliente  tem a sua última impressão da loja e da sua experiência de compra.

É por isso que você deve estar atento ao PDV, visto que a impressão que o comprador tiver no momento de finalizar a compra poderá influenciar muito a sua opinião sobre o seu negócio, sobre o seu atendimento e sua loja.

A atenção deve ser redobrada quando consideramos que a opinião deste comprador não vai ser somente dele, já que, certamente ele vai comentar sobre o processo de compras na com seus amigos e conhecidos. Até porque, a melhor propaganda é a boca a boca – e a pior também.

Logo, o cuidado com o PDV pode ser a garantia de que o cliente vai retornar à sua loja. Isso porque, nesse momento final, a agilidade e o bom atendimento podem ser os principais diferenciais entre uma experiência de compra na sua loja e a das suas concorrentes.

O cliente sempre nota isso, e decide se vai retornar ou não. Até porque, ninguém gosta de ir aonde não é bem recebido, não é? Funciona assim também nos negócios.

Neste artigo você vai descobrir o que é e como estruturar a frente de caixa e ainda encontrará uma Planilha de Frente de Caixa – PDV para baixar grátis!

O que é frente de caixa ou PDV?

Todo lojista sabe que PDV significa Ponto de Venda e que esse termo corresponde a muito mais do que apenas a frente do caixa, embora a frente de caixa também seja considerada um ponto de venda.

Por isso, vamos simplificar as coisas para você. Um PDV pode ser bem mais do que a sigla indica, uma vez que pode corresponder a um estande do seu negócio dentro de um evento, um ponto de venda dos seus produtos dentro de um supermercado. Enfim, pode ser um balcão de venda da sua mercadoria em qualquer lugar que seja.

Logo, até mesmo a sua loja principal ou store são considerados pontos de venda, uma vez que é ali que o cliente se aproxima da sua marca e efetua o pagamento de suas compras.

Sendo assim, podemos dizer que frente de caixa ou PDV, no caso do lojista, é o momento final de todo o processo de compra. É a hora do comprador pagar pelas mercadorias e ainda escolher a melhor forma de pagamento para ele naquele momento.

Esse, portanto, é o último elo de uma corrente que começou lá atrás, quando a empresa adquiriu o produto do seu distribuidor, continuou quando ela estocou a mercadoria, a expôs nas prateleiras, fez promoções e, finalmente, concretizou a venda.

É justamente por isso que essa finalização é tão importante, porque ela é o resultado final de um processo de encadeamento, no qual houve trabalho, dedicação e custos envolvidos.

Mas vale lembrar que este não precisa ser o seu último contato com o cliente. Você pode fidelizá-lo por meio das várias técnicas de marketing de relacionamento e pós venda. Assim, mantendo o comprador sempre fã da sua loja.

O que é sistema de retaguarda?

Agora que você sabe o que é sistema de frente de caixa ou PDV, chegou o momento de aprender o que é sistema de retaguarda.

Para explicar de maneira simplificada, esse termo se refere a um conjunto de funções que precisam ser realizadas no caixa, ou seja, no local onde as compras são finalizadas.

O sistema de retaguarda serve para entregar informações mais completas para o lojista, tais como:

  • identificação dos códigos de barras;
  • situação do estoque;
  • horários com mais ou menos venda, etc.

Esse processo é feito no momento em que o seu vendedor escaneia o código de barras e registra toda a operação no seu sistema. Por isso é importante investir em automação e integração.

Com isso, você tem um sistema que serve de apoio, caso necessite de informações extras em alguma atividade, e mais segurança para a sua gestão.

Para que serve o PDV?

A frente de caixa serve, principalmente, para centralizar todas as informações sobre uma venda e deixá-las disponíveis para os setores interessados nesses dados.

Por isso, ela funciona para dar um controle maior sobre o processo de gestão interna de qualquer negócio, não importa se ele é de micro, pequeno ou grande porte.

Outra utilidade do PDV é para que você consiga fazer análises sobre os pontos que devem ser melhorados com maior eficiência e, assim, possa emitir relatórios, incluindo os sobre a saúde financeira, mais completos e ainda planejar os melhores planos de ação.

Como estruturar a frente de caixa?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o PDV, chegou a hora de aprender a estruturar o melhor sistema de frente de caixa para a sua empresa.

Em primeiro lugar, saiba que é bem simples implantar esse processo: basta focar os seus esforços para que o atendimento seja sempre o mais ágil e atencioso com os clientes o possível.

Com isso, você já ganha o comprador na hora e ainda garante que ele volte mais vezes no futuro.

Portanto, a questão principal aqui é fazer com que o cliente se sinta bem. Porém, o quesito agilidade não poderá ser ganho apenas com força de vontade ou mão de obra especializada, uma vez que seres humanos têm suas limitações.

Por isso, é necessário que muitos processos sejam automatizados e para fazer isso de maneira efetiva existem uma série de ferramentas bem fáceis de usar.

Pode até parecer bastante coisa, mas a seguir nós explicamos cada um dos passos e ferramentas para que você consiga implantar um sistema de frente de caixa eficiente e aumentar as suas vendas. São eles:

1. Leitor de códigos de barra

O leitor de código de barras é uma ferramenta simples e que, muitas vezes, não recebe a devida atenção por parte dos lojistas. Porém, ela garante que o seu funcionário não precise digitar um por um os números referentes ao produto comprado pelo seu cliente, todas as vezes em que ocorrer uma venda.

Isso acontece porque, esse aparelho consegue identificar o código da mercadoria rapidamente e já mostra no display do sistema todas as informações sobre ele, tais como formas de pagamento e ainda os dados da transação que está sendo feita, como o valor total dela.

Caso você também tenha um bom sistema de gestão, ele já integrará todas as informações de venda do produto, a partir da leitura do código de barras, e fará a baixa dele no seu estoque, de maneira automática. Esse processo acaba agilizando não só suas vendas, mas também o seu sistema de controle de estoque.

2. Computador

Todo mundo sabe que um computador é um item básico para qualquer loja que tenha um bom fluxo de clientes. Afinal, ele não só agiliza todos os processos de compra e venda, mas também centraliza todas as informações sobre as operações feitas por um estabelecimento em um único lugar.

Por isso, um lojista precisa ter um computador no balcão para que ele possa gerenciar toda a cadeia de eventos da sua loja, sem que para isso ele precise sair do seu local de trabalho.

Nesse sentido, uma ferramenta de gestão de lojas online irá operar a partir desse terminal, garantindo que todas as ações sejam feitas de maneira rápida e ágil, tanto para o cliente quanto para o lojista e ainda dá a certeza de que nenhuma informação se perderá por falha humana.

3 Impressora para nota fiscal eletrônica – NFC-e

Uma impressora não fiscal, que serve para fazer a impressão da nota fiscal eletrônica, a NFC-c, é outro item essencial para qualquer loja.

Esse aparelhinho é bem fácil de encontrar e garante que você possa dar para o seu cliente, de forma rápida, uma versão física da nota fiscal referente a compra que ele acabou de efetuar. Logo, agiliza muito o processo fiscal.

4. Diferentes formas de pagamento

Outro ponto para agilizar o sistema de frente de caixa (PDV) da sua loja é oferecer para seu cliente diversas formas de pagamento. Até porque, quando ele encontra a sua maneira preferida de pagar, as chances de voltar a fazer negócio com o local são bem maiores.

A boa notícia é que hoje não apenas existem diversas formas de pagamento no mercado, como elas são bem fáceis de adotar. Alguns exemplos são cartões de crédito, PIX, dinheiro vivo (que ainda representa boa parte das compras), tickets alimentação e o que mais estiver disponível.

Mas em que isso ajudará a frente de caixa? Bem, oferecer uma variedade pode agilizar todo o processo, reduzindo as filas e a espera para ser atendido e ainda aumenta a satisfação do seu cliente. Legal, não é?

5. Sistema para gestão de lojas

Já um bom sistema de gestão de lojas, como o Awise, garantirá que todos os seus processos de frente de caixa funcionem de maneira integrada. Isso acaba agilizando o atendimento e a sua vida como gestor como um todo.

Além disso, esse tipo de ferramenta serve para que você não tenha problemas com o Fisco, já que ela automatiza todo o processo de notas fiscais eletrônicas (NFC-e), além de garantir que o controle do fluxo de caixa do seu estabelecimento seja perfeito e ordenado.

6. Oferecer treinamentos aos funcionários

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de treinar todos os seus colaboradores.

Até porque, de nada adianta ter as mais diversas ferramentas a seu dispor, se os seus funcionários não sabem como usá-las, uma vez que isso pode acabar atrasando toda a cadeia de processos.

Por isso, ter uma boa gestão de pessoas pode ajudar nesse processo. Saber selecionar os talentos que vão trabalhar com você em sua loja é o primeiro passo. Os outros incluem saber em que área colocar cada pessoa para que ela tenha o seu melhor rendimento, de acordo com o que ela sabe e gosta de fazer. Funcionários satisfeitos resultam em clientes satisfeitos.

Sendo assim, além de focar em treinamento para o seu pessoal, você deve investir também em comissões, recompensas e gratificações, para que seus funcionários se sintam valorizados e ao mesmo tempo desafiados e instigados a sempre dar o seu melhor.

Você já pensou em fazer a gestão do seu PDV ou Frente de Caixa de maneira automática? A gente vai te ajudar. Para isso a gente criou a Planilha de Frente de Caixa (PDV). Ela é grátis e pode ser baixada clicando na imagem abaixo.Planilha de Frente de Caixa (PDV)

Aproveite e dê play no vídeo a seguir, no qual explicamos como preencher essa planilha de maneira simples e rápida!

Quais as vantagens do atendimento de frente de caixa?

Agora que você aprendeu o que é e para que serve o PDV, vamos falar um pouco sobre as vantagens que investir nesse setor pode trazer para a sua empresa. São elas:

O atendimento fica mais rápido

Como dissemos lá no início deste texto: o atendimento ágil é o que causa a maior impressão nos clientes e compradores.

Por isso, é muito necessário investir em ferramentas e modelos de gestão que melhorem essa área, como pessoal de atendimento bem treinado, para atender com simpatia e rapidez, e ferramentas que automatizam o processo.

E como o atendimento de frente de caixa faz isso? Como falamos anteriormente, ao automatizar o seu sistema, muitos dos processos ficam interligados. Isso significa que não será necessário fazer um por um individualmente.

Evita perda de dados importantes

Já imaginou perder documentos importantes, como notas fiscais e outros tipos de registros? Isso parece desesperador, não é mesmo?

Então saiba que com um sistema de frente de caixa bem estruturado você consegue evitar isso, pois, como já citamos neste artigo, todas as informações são automatizadas e ficam armazenadas em um computador ou sistema.

Logo, as chances de você sofrer com a perda de arquivos é bem menor, do que se não tivesse esse tipo de controle.

O seu cliente sai mais satisfeito

Por último, ao oferecer um atendimento rápido, com menos tempo em filas, e variadas formas de pagamento, o seu cliente ficará mais satisfeito.

Afinal, ele pode estar super feliz com a compra, mas se não tiver uma boa experiência na última etapa, que é a de pagamento, ficará bem decepcionado e poderá não retornar ao seu estabelecimento.

O resultado de tudo é um aumento considerável das suas vendas e, consequentemente, dos seus lucros.

Como fazer a gestão de frente de caixa com praticidade?

Com tudo o que explicamos, fica fácil perceber que, apesar de o fator humano ser muito importante, é decisivo ter um sistema que centralize todas essas informações e gerencie da melhor forma.

Isso porque, quanto mais automatizados, mais rápidos são os processos e quanto melhor o seu sistema de gestão, melhores e mais confiáveis serão os seus dados, seja para analisar, seja para enviar à contabilidade.

Um sistema como o Awise faz tudo isso por você, com o PDV personalizável e muito mais. Para você ter uma pequena noção, ele oferece ferramentas que te permitem gerenciar o seu estoque de forma automática, e ainda funções de gerenciamento de fluxo de caixa, geração de código de barras, precificação completa e emissão de notas fiscais.

Além disso, o Awise possui ferramentas para agilizar os processos de trocas e devoluções de produtos, para fazer etiquetas personalizadas e até mesmo controlar todas as suas contas a pagar e a receber.

Bastante coisa, não é mesmo? Então que tal fazer um teste e ver por si mesmo como esse sistema pode ajudar o seu negócio? É só clicar aqui e começar a usar hoje mesmo de maneira gratuita!