ERP Online: Por que utilizar um na sua loja

Ao buscar por ERP Online no Google, você acaba sendo bombardeado por propagandas e páginas de softwares que querem te vender a solução deles. Mas você já parou para pensar no que é realmente necessário antes de fazer a assinatura ou compra de um ERP?

Em nosso artigo Software de Gestão: Como escolher o melhor para a sua empresa, já falamos o por que você deve ter um ERP na sua empresa: fazer uma boa gestão pode te impedir de falir e ter que fechar sua loja!

Neste artigo, queremos te ajudar a escolher o melhor software para a sua loja. Vamos lá!

Comprar um software de gestão ou assinar um ERP Online?

Uma das primeiras dúvidas que surgem ao buscar por um software para loja é se é mais vantajoso comprar um software que é instalado na máquina ou assinar um ERP online.

A compra de uma licença pode parecer vantajosa em alguns casos, quando por exemplo, não é necessário o pagamento de mensalidades. Porém, esta pode ser uma pegadinha. Preste atenção na forma como o suporte é prestado por estas empresas, pois muitas vezes é cobrado por cada atendimento, o que pode sair muito mais caro do que pagar uma mensalidade de um software online que tem o atendimento incluso (como é o caso do QuantoSobra).

Além disso, a compra da licença muitas vezes tende a sair mais caro do que planos anuais de um ERP Online. É importante ressaltar que os softwares de gestão online que trabalham com mensalidade tendem a não ter fidelidade, ou seja, você pode contratar por pagamentos mensais e cancelar a qualquer momento. Desta forma, você só continua pagando se estiver satisfeito, reduzindo muito o risco da compra, justamente o contrário do que adquirir uma licença cara de um software offline instalado na máquina.

Além de o valor pago em suportes poder ficar mais caro do que a mensalidade, a qualidade do suporte dos softwares que trabalham somente com mensalidade tende a ser melhor, pois não há “casamento” pela compra de uma licença, o cliente pode parar de pagar a mensalidade a qualquer momento e por isso é muito importante que o atendimento seja sempre excelente para mantê-lo satisfeito.

Vantagens de assinar um ERP Online para sua loja

Ter um ERP online na sua loja pode ser muito vantajoso pois a mobilidade nos dias de hoje é imprescindível. Veja algumas situações em que um sistema online facilita a sua vida:

Dados na nuvem: Acesso de qualquer lugar a qualquer hora

Tendo todos os dados da sua empresa na nuvem, você pode acessá-los a qualquer momento e de qualquer lugar, basta ter conexão com internet e um aparelho como smartphone ou notebook. Isto permite que você tire férias tranquilo(a) e controle o seu negócio à distância, você pode acompanhar o dia a dia dos pagamentos, recebimentos, vendas e compras de onde estiver.

Backup Online

Se você tem um ERP Online, você pode ficar tranquilo pois os seus dados tem backup na nuvem em servidores diferenciados, o que garante a segurança dos seus dados.

Caso você tenha um software instalado na máquina, precisará todos os dias fazer backup, além de que, caso perca os dados no meio do dia, vai perder um dia inteiro de lançamentos.

Ainda, se você tiver um computador queimado ou roubado, você terá todo trabalho de comprar uma máquina nova, instalar e fazer toda configuração do sistema (ou pagar para que alguém faça). No caso de ERPs Online, você apenas precisa ter acesso a um computador com internet e colocar seu login e senha e já sair usando.

Riscos por falta de manutenção

Os servidores de softwares ERP Online como o QuantoSobra, por exemplo, tem manutenções preventivas que permitem o funcionamento 24 horas por dia 7 dias por semana. Com um ERP online você pode abrir um tablet com internet 4G e sair utilizando o sistema na hora. Não precisa se preocupar com quedas de energia e dados perdidos por erros de servidor.

Custo com servidores

Caso você opte pela compra de um software ERP offline, você precisará ter um investimento alto em infraestrutura. Além de um bom servidor, que custa em média R$ 3.000,00, você precisará ter uma estrutura de rede montada e pronta para aguentar todo tráfego de informações. Ainda, será preciso adquirir no-break para segurança dos seus dados caso ocorra uma queda de luz, e também a aquisição de switchs e equipamentos de rede, além de uma refrigeração adequada para a sala do servidor.

Como escolher o melhor ERP Online para a minha empresa?

Preste bastante atenção na hora de escolher um ERP online para a sua loja. É importante estar atento aos detalhes, principalmente as funcionalidades do sistema. Por isso é importante fazer um teste gratuito e utilizar bastante a ferramenta antes de fechar negócio.

Em nosso artigo Software de Gestão: Como escolher o melhor para a sua empresa nós lhe mostramos a importância de pensar sobre alguns pontos antes de fazer a compra:

  1. Qual é o seu setor de atividade? O software é adequado para o meu setor?
  2. Qual é o tamanho da sua empresa?
  3. O que você pretende fazer com o software de gestão?
  4. Você vai precisar de um bom atendimento/suporte?
  5. O valor do software é adequado?

É importante dar bastante atenção as funcionalidades. Muitos softwares são recheados de funcionalidades sem uso prático e que só estão ali para lhe encher os olhos na hora da venda.

Leia o nosso artigo antes de selecionar um bom ERP para o seu negócio e decida com atenção, provavelmente você tomará uma melhor decisão após ler o artigo :).

Links úteis para tomada de decisão:

Aconselhamos que você leia alguns artigos que poderão te ajudar na escolha do seu ERP Online:

Tags In
111 / 318

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend