Saber o que é custo fixo em uma empresa pode ajudar a prever futuros gastos e lucros, bem como auxiliar na etapa de planejamento de estratégias orçamentária para cada período de vendas.

Isso porque, uma boa gestão financeira dentro da loja vai além de simplesmente saber quanto de dinheiro entra e sai. Além do mais, fazer um controle orçamentário é necessário porque a sobrevivência do seu negócio depende dele.

Por isso, cada gasto e lucro deve ser registrado, calculado, analisado e dividido em categorias. Isso pode parecer muito trabalho, mas na verdade é mais fácil do que se imagina e é justamente isso que você aprenderá no artigo a seguir.

Nele, além de descobrir o que é, você verá quais são os custos fixos e variáveis, como calcular o custo fixo de uma empresa e ainda qual é a importância de se fazer isso. Confira!

O que é custo fixo de uma empresa?

Custo fixo é aquela parte da despesa que não aumenta nem diminui de acordo com a produção da sua empresa. Em outras palavras, é o gasto que sempre será igual, ou terá pouca variação, todos os meses.

Isso significa que eles tendem a não se modificar, por isso são fixos, independente do volume de produção do seu negócio. Ou seja, eles sempre serão os mesmos, mesmo que haja uma mudança, para mais ou para menos, no número de vendas do seu produto ou serviço.

Mas quais são os custos fixos de uma empresa? Respondendo a essa dúvida, normalmente as despesas que entram nessa categoria são:

  • aluguel do espaço;
  • conta de telefone e internet;
  • segurança;
  • manutenção de equipamentos;
  • limpeza;
  • contas de luz e água;
  • pagamento de funcionários fixos.

É claro que estes valores tendem a sofrer variações, como é o caso da conta de luz, que muda durante o ano, ou um reajuste no aluguel. No entanto, isso ocorre de maneira periódica e, portanto, não é algo que precisa ser alterado todos os meses no orçamento da empresa.

O que é custo variável?

Agora vamos entender o que é custo variável. Essas despesas, como o nome já indica, são aquelas que variam de acordo com o volume de produção da empresa. Ou seja, são custos que se alteram com o tempo e com o ritmo de vendas ou da prestação de serviços. Isso é, os seus gastos variáveis acompanham a demanda de produção.

Um exemplo de quais são são os custos variáveis é: dependendo do que o seu negócio produz, ele necessitará de matéria-prima. Porém, a quantidade de material mudará de acordo com a quantidade do produto que você pensa em produzir.

Logo, será preciso gastar com uma determinada quantia em um mês e, em outro mês, a produção pode ser maior, por causa de datas específicas, como o Natal e pode ser que seja necessário criar mais itens. Isso faz com que você gaste mais dinheiro com matéria-prima.

Dependendo do que você produzir, será possível incluir os gastos com luz e água nessa lista. A mesma coisa acontece com os salários, nos casos em que seja necessário contratar um funcionário extra para dar conta da demanda ou até mesmo pagar horas extras para os colaboradores fixos.

O que é custo híbrido?

Há ainda uma categoria chamada de custos híbridos. Nela, também podem se encaixar as contas de luz e água. Um exemplo para ficar mais claro: se a sua empresa fabrica um produto que utiliza muita energia elétrica, este custo será variável no começo do mês.

Porém, há ainda outras áreas da empresa que utilizam uma cota fixa, como é o caso dos setores de administração e contabilidade. Desse modo, essa conta acaba se encaixando nas duas categorias ao mesmo tempo.

Afinal, qual é a diferença entre custo fixo e variável?

Conseguiu entender o que é custo fixo e agora está em dúvida sobre qual é a diferença entre custo fixo e variável? Pois bem, como foi explicado anteriormente, o primeiro não sofre variações em um determinado período de tempo, enquanto que o segundo tende a ser diferente de acordo com a situação apresentada.

Além do mais, os custos fixos costumam ser os mesmos em todas as empresas, como luz e água. Já os custos variáveis tendem a ser diferentes de acordo com cada setor, visto que eles dependem não apenas dos preços das matérias-primas, mas também da demanda de produção.

Como calcular o custo fixo de um negócio?

Não há uma fórmula exata que ensine como calcular o custo fixo de um negócio, uma vez que eles podem mudar de empresa para empresa. Por isso, o que o gestor deve fazer é uma lista na qual define o que ele acha que é fixo e o que acha que é custo variável.

O ideal é que seja utilizada uma planilha, para montar uma tabela de custos fixos e variáveis, ou até um sistema de gestão de empresas. Tendo isso em mente, deve ser feito um levantamento de todos os gastos durante um certo período de tempo.

Isso, geralmente, é dividido em períodos de três meses, seis meses ou até um ano. Assim, é possível observar o que é despesa fixa e o que é variável. Para finalizar, basta somar todos esses gastos e você obtém o total do período. Bem fácil, não é?

É ideal ainda que você ou o seu contador tenha em mãos os números de produção do negócio, para verificar qual será o faturamento e fazer a relação entre o que está sendo gasto e o que é produzido com o dinheiro investido.

Outra forma de descobrir é dividindo o valor resultante da soma de todos os itens criados no período. Dessa maneira, você terá ainda média de custo fixo agregada a cada produto de maneira individual.

>>> Veja também: Planilha | Custos Fixos e Variáveis GRÁTIS!

Por que calcular o custo fixo?

Saber calcular o custo fixo é fundamental para a boa gestão orçamentária da sua empresa, já que o cálculo permite que você tenha uma noção do quanto gasta mensalmente para manter o negócio funcionando. Geralmente essa projeção é feita periodicamente, a cada trimestre, semestre ou a cada ano.

Além do mais, aplicar essa técnica na sua empresa permite que você tenha uma noção exata do quanto gasta para criar cada produto, o que ajuda bastante na precificação dos itens e ainda permite avaliar o lucro sobre cada peça vendida.

Com isso, é possível também identificar onde o seu negócio deve reduzir custos, sem perder a qualidade e qual é o ponto de equilíbrio, que é o valor ideal de faturamento para cobrir todos os gastos sem incluir o lucro, de todas as contas.

Fora isso, imagine que na sua empresa predominam os custos fixos. Logo, é possível dizer que os seus podem crescer consideravelmente quando o mercado está em alta ao cobrir os seus gastos e aumentar a margem de lucratividade, já que você não precisa se preocupar com as despesas variáveis.

Por outro lado, se o seu negócio tem mais custos variáveis, fica complicado executar políticas de redução de preços ou de descontos. Isso porque o gestor terá que garantir uma taxa de lucro sobre cada produto comercializado.

Gerencie todo o seu negócio de um só lugar

Agora que sabe o que é custo fixo, você está meio perdido sobre como não se perder no meio de tanta coisa para fazer? Pois saiba que você pode utilizar o Sistema de Gestão Awise para te ajudar com isso.

Com ele, é possível acompanhar toda a movimentação do seu negócio, os custos de produção e ainda fazer a gestão fiscal e do estoque. Tudo para que você tenha o controle e possa definir o que é custo variável e o que é uma despesa fixa.

O melhor de tudo é que o Awise é totalmente gratuito e você pode testá-lo agora mesmo e ver como ele pode alavancar o seu negócio!