Como uma consultoria empresarial pode aprimorar a sua gestão

Aprimorar a gestão empresarial deve ser para o empreendedor e para o administrador uma prática constante. Isso porque o mercado, as tecnologias, o conhecimento e as pessoas estão em contínua evolução, e as mudanças exigem novas e adequadas respostas. Se, por um lado, é importante valorizar as boas práticas de gestão que estão dando resultados, por outro é fundamental que a empresa não se acomode nelas, sob o risco de não acompanhar as mudanças e as demandas.

Vamos nesse artigo explorar a importância de aprimorar a sua gestão e como uma consultoria empresarial pode ajudar nessa tarefa.

A importância de aprimorar a gestão

O tema gestão empresarial é um tanto amplo e complexo: estamos falando da arte de planejar, controlar, auxiliar, adaptar, suportar e diversas outras ações a fim de obter os resultados desejados da melhor forma possível. Por isso, comumente tratamos a gestão conforme as diversas áreas e situações de uma empresa, a fim de facilitar a compreensão e a ação. Podemos falar de gestão financeira, gestão comercial, gestão da produção, gestão da logística, gestão de pessoas, e tantas outras.

Se tratarmos, por exemplo, da gestão financeira, é preciso considerar como as finanças da empresa – e tudo o que com ela se relaciona – pode ser melhor planejada e controlada; como os funcionários que atuam nesse setor podem ter um desempenho melhor; como as informações que essa área gera e recebe podem ser melhor utilizadas; como essa área se comunica e trabalha com as demais áreas; e assim sucessivamente.

Dessa forma, fica mais claro perceber a importância de continuamente aprimorar a gestão. Uma empresa que é bem gerenciada tende a obter resultados melhores. É preciso, portanto, que em primeiro lugar os sócios, diretores, administradores e gestores das empresas percebam que investir em melhorias na gestão não é algo motivado por falhas somente, mas principalmente pela oportunidade de obter resultados mais positivos para a empresa.

Um passo fundamental para perceber o que pode ser melhorado na gestão empresarial é realizando um bom diagnóstico da situação atual da empresa. Um bom início é o Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial.

Como uma consultoria empresarial pode ajudar

Diante da percepção ou do desejo de melhorar a gestão, o que fazer? A falha de muitos empreendedores é “aguardar o momento ideal para a mudança” e esse momento nunca chegar, visto que a empresa pode se encontrar em uma zona de conforto ou possuir outras prioridades (veja mais sobre esse assunto neste artigo). Esse, porém, é um dos momentos ideais para a contratação de uma consultoria empresarial.

Isto é, quando uma empresa já percebeu a necessidade da mudança, mas possui dificuldade em realizá-la, ela pode contar com o auxílio de uma consultoria para acelerar esse processo e alcançar os resultados almejados em um espaço de tempo ainda menor.

Porém, uma consultoria empresarial pode ser contratada também quando a empresa está com boa disposição para a mudança, e não apenas em tempos difíceis. O papel de uma consultoria é trabalhar em conjunto com o cliente para melhorar os seus resultados. E se há de ambas as partes o interesse nessa mudança e nesse salto de qualidade, os resultados tendem a ser ainda melhores. Dito de outra forma: sua empresa pode contratar uma consultoria quando encontra dificuldades para avançar sozinha, mas também pode contratá-la quando tem os recursos disponíveis (tempo, pessoas, conhecimentos, entre outros) mas deseja acelerar e intensificar o retorno sobre o investimento.

Conheça mais sobre o trabalho de uma consultoria empresarial nesse e-book: Por que contratar uma consultoria empresarial?

Uma consultoria pode ajudar a melhorar a gestão do seu negócio em muitas situações. Vamos aqui citar alguns indicadores de que pode ser um bom momento para investir em uma consultoria de gestão:

  • Seus profissionais não estão com bom desempenho;
  • Sua estrutura gerencial não está acompanhando o mercado;
  • Seu controle das atividades e das informações não está adequado;
  • Sua empresa deseja crescer.

O mais importante é a sua empresa não deixar de aprimorar continuamente a sua gestão. É uma peça-chave para o sucesso.

Sobre o autor

LogoIntelliplan A Intelliplan Consultoria Empresarial atua com micro, pequenas e médias empresas nas áreas de gestão, estratégia e mercado, ajudando a melhorar os seus resultados. Conheça mais sobre a Intelliplan: intelliplan.com.br

77 / 237

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend