Planejar uma inauguração de loja pode parecer algo complicado. Embora seja algo comum, conseguir organizar a melhor maneira de inaugurar o seu negócio pode trazer algumas dores de cabeça.

A inauguração será o pontapé inicial do seu negócio, e você evidentemente espera que tudo corra bem. E às vezes, a preocupação e insegurança de estar colocando algo novo no mercado pode nos fazer perder o foco.

Antes de seguir a sua leitura, fique atento:

 

Porém, fazer uma boa inauguração de loja pode se tornar uma tarefa muito simples. Às vezes, mesmo com poucos recursos é possível organizar um evento interessante para o seu negócio.

É importante que você tenha completo conhecimento da sua loja. Você deve saber o que ela propõe, qual ramo você decidiu focar, o perfil dos clientes, missão e valores. Conhecer o seu negócio lhe dará uma maior facilidade na hora de elaborar planos para sua inauguração.

Nesse artigo daremos a você algumas dicas que podem lhe auxiliar na hora de organizar uma inauguração de loja e que facilitarão este processo. Confira:

Falta dinheiro para investir na inauguração? Use a criatividade

É normal que às vezes não sobre muito dinheiro para investir na inauguração de um negócio. Afinal de contas, você já investiu nos produtos, na estrutura, funcionários, etc. Mas não pense que a falta de dinheiro pode impedir você de organizar uma boa inauguração.

Não é necessário fazer uma festa gigantesca para que ela seja boa. Com pouco dinheiro e muita criatividade é possível utilizar estratégias que agradarão tanto você quanto seus novos clientes.

E lembre-se: novas lojas são inauguradas todos os dias, portanto, seja diferente.

É importante que você seja original na hora de pensar na inauguração do seu negócio. Se você fizer mais do mesmo, as chances de atrair as pessoas pela curiosidade são mínimas.

Mas afinal, o que se pode fazer com pouco dinheiro em uma inauguração de loja?

Uma das partes mais importantes na inauguração é chamar a atenção dos clientes. Para isso é possível usar faixas ou cartazes que você mesmo pode confeccionar. Fazer faixas em gráficas pode se tornar algo caro para o seu negócio. E levando em consideração que será algo exclusivamente para a inauguração, será um custo que você não poderá aproveitar mais de uma vez.

Já confeccionando suas próprias faixas e cartazes, você tem um custo muito menor e pode exercitar sua criatividade criando materiais da maneira que quiser. Mas tome cuidado para não poluir sua fachada com muitas informações. É importante que você mantenha a parte externa da sua loja agradável aos olhos dos clientes e assim aumente as chances de atrair pessoas.

É normal que algumas lojas façam coquetéis em suas inaugurações, mas você deve saber que isso pode custar bastante caso você tenha um orçamento pequeno. Uma boa estratégia a ser usada nesses casos é a de substituir o coquetel por um carrinho de sorvetes, pipoca, algodão doce, etc. Essa é uma maneira criativa tanto de atrair clientes como de agradá-los, e custará para você muito menos do que uma mesa repleta de doces e salgados.

Conheça o perfil do seu público para não cometer erros

Como dito anteriormente, para fazer a inauguração da sua loja é importante que você saiba qual caminho quer trilhar. E conhecer o perfil dos seus clientes é um fator chave nesse processo.

Dependendo do ramo que o negócio optou por seguir, a inauguração de loja precisa ser focada em um público específico para ser bem feita. É importante que você faça com que os clientes sintam-se confortáveis na sua festa de inauguração, e não em um ambiente estranho e longe do que esperavam.

Por exemplo: se você está inaugurando uma loja de materiais de construção, precisa estar ciente a respeito dos tipos de estratégias que irá utilizar, se oferecerá brindes, quais as músicas mais adequadas, etc.

Portanto, lembre-se de levar em consideração esses pontos para não cometer erros e gafes no dia de inaugurar seu negócio. Para começar com o pé direito tenha total conhecimento do que sua loja se propõe a oferecer e conheça seus clientes.

Utilize as redes sociais para atrair o público

Atualmente as redes sociais são ferramentas muito úteis na hora de ajudar um negócio a crescer. E para tornar uma inauguração de loja um evento de sucesso, a divulgação em mídias sociais pode ser uma boa estratégia.

Uma boa maneira de divulgar a inauguração da sua loja é criando um evento no Facebook. Com a ajuda da plataforma você tem a chance de atingir um público imenso, e usando a criatividade pode atrair ainda mais clientes.

Além de poder divulgar para um grande número de pessoas, dentro da página do evento você pode promover diversas estratégias para conseguir um maior engajamento do público. Considere fazer promoções, publicar novidades, postar fotos da loja para atrair a curiosidade e despertar nos clientes o desejo de conhecer seu negócio.

Nas redes sociais você encontra boas ferramentas para promover sua empresa, e as chances de obter os resultados esperados se tornam ainda maiores.

Criar uma página para a sua loja também é uma boa estratégia a ser utilizada, inclusive isso ajuda a melhorar a experiência do cliente, já que seu negócio poderá ser mais facilmente encontrado.

Não esqueça de registrar o evento

É muito importante que você registre sua inauguração de loja. Seja com fotos ou vídeos, o registro deve ser feito para ser posteriormente divulgado.

Uma maneira de fazer os registros sem gastar muito é utilizando mais uma vez as redes sociais. Facebook e Instagram são boas plataformas de registros e divulgação que você pode utilizar gratuitamente.

No dia do evento, caso você esteja sem tempo e precise dar atenção aos clientes, peça para que alguém acompanhe a festa de inauguração e registre vários momentos. Considere também fazer vídeos ao vivo, que hoje são possíveis nas redes sociais citadas. Após ter fotos e vídeos suficientes, divulgue-os nas redes sociais.

A divulgação é importante porque dessa forma você tem a chance de promover sua loja com a ajuda dos clientes. Publique fotos com os clientes que compareceram no seu evento, dessa forma os mesmos podem compartilhar as postagens em suas páginas pessoais e aumentar as chances de outras pessoas conhecerem seu negócio.

inauguração de loja

Agora que você conhece algumas dicas para inaugurar sua loja, é hora de colocá-las em prática. Mas fique atento às considerações feitas, conheça bem seu negócio e saiba o perfil dos seus clientes. Tendo segurança e confiança, as estratégias utilizadas por você podem trazer bons resultados.

Aproveite também para baixar nosso e-Book gratuito de Gestão para Lojistas e confira outras dicas para melhorar a gestão do seu negócio!