Em janeiro de 2022, o e-commerce registrou alta de 20,56% nas vendas, na comparação com o mesmo período do ano passado, é o que indica a pesquisa do MCC-ENET, uma parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital. De fato, desde o início da pandemia o comércio eletrônico não para de bater recordes e a tendência é que os números continuem a crescer. Nesse cenário favorável, muitos empreendedores se perguntam sobre como começar a vender pela internet. Para responder essa questão, neste artigo você vai entender:

 

Apostar no potencial de vender pela Internet está entre as alternativas mais práticas e acessíveis para varejistas ou empreendedores que desejam iniciar um negócio do zero ou já tem sua loja física.

Além de quebrar barreiras geográficas, começar a vender pela internet permite que o comércio obtenha um ganho de escala que seria inviável apenas com a loja física.

Mas, apesar de todas as vantagens da venda pela Internet, muitos empreendedores ainda pensam que a entrada nesse mercado é muito complexa ou restrita à grandes empresas varejistas. Isso não passa de um mito. 

Pequenos e médios negócios têm à disposição uma série de recursos que facilitam o acesso ao mundo do e-commerce. Listamos abaixo algumas possibilidades.

Como começar a vender pela internet? Principais opções para negócios iniciantes

Criar uma loja própria

Nesse modelo o lojista gerencia toda operação online da empresa, desde a estruturação do site até o gerenciamento de pedidos e vendas. 

Com isso o trabalho se torna mais complexo, exigindo um maior investimento de tempo e dinheiro. 

A concorrência também se torna mais acirrada, já que é preciso competir com outros e-commerces e grandes redes varejistas. No contraponto, é possível reduzir o gasto com comissões e intermediários.

O principal desafio para atuar nesse modelo é a implementação, já que será preciso investir em:

Tudo isso sem colocar em risco a segurança de dados dos clientes. 

Também será necessário gastar com a divulgação da loja virtual, em campanhas de marketing de varejo dentro de plataformas como o Facebook e o Google. 

Por fim, será necessário utilizar sistemas de gerenciamento de pedidos e logística de entrega dos produtos.

Quer saber mais sobre essa opção? Então leia o artigo, “Como construir uma loja online para o seu negócio”.

Vender pelas redes sociais

Com usuários conectados cada vez mais tempo nos sites e aplicativos de redes sociais, esse espaço também se tornou um importante canal de venda. 

Nesse modelo os lojistas concentram em uma única interface a oferta de produtos e o atendimento aos clientes.

Algumas ferramentas permitem a integração de lojas com redes sociais como o Facebook, nas quais é possível apresentar fotos e descrições de produtos. 

Com isso o lojista reduz os custos de implementação do e-commerce, mas precisa investir na divulgação da marca, além do gasto com comissões.

Utilizar o Mercado Livre

O Mercado Livre está entre os melhores sites para vender online. 

Esta tem sido a alternativa mais utilizada pela maioria das lojas físicas para gerenciar as vendas online. 

Nesse caso, o comerciante tem acesso a uma loja virtual pronta, que utiliza toda a infraestrutura do Mercado Livre para administrar pedidos e pagamentos. Para isso basta: 

  • fazer o cadastro dos produtos, 
  • preparar os anúncios,
  • iniciar os negócios, sem a necessidade de grandes investimentos.

Embora seja viável começar a vender pela internet usando esse canal, a operação nesse canal de vendas também possui limitações. 

As vendas ficam restritas aos usuários da plataforma e o lojista precisa arcar com o pagamento de comissões. Além disso, todo o trabalho de suporte ao cliente fica por conta do lojista.

No Mercado Livre você também pode encontrar alguns fornecedores de produtos para vender na internet. 

Entrar nos marketplaces

A aposta nos marketplaces está entre as opções mais práticas para pequenos e médios empresários venderem pela Internet de forma ágil e acessível. 

Nesse modelo, o lojista pega carona na visibilidade e reputação das grandes redes varejistas, sem ter que investir na estruturação e manutenção de um e-commerce. 

A audiência e abrangência geográfica desses sites permitem um salto na escala de vendas, em um volume muito superior ao possível na loja física. 

O recebimento pelos pedidos concretizados também é simplificado, o que favorece o fluxo de caixa do negócio.

Para começar a vender pela internet usando essas plataformas o lojista precisa negociar com as grandes redes varejistas, o que exige desembolso para providenciar documentos e eventualmente participar de reuniões presenciais. Também é preciso pagar comissões relativas a cada venda concretizada.

Por outro lado, parte desses desafios podem ser contornados com o uso de plataformas de gestão integrada, como o Olist.

Nesse caso, não é preciso negociar com os marketplaces e toda a administração de produtos, vendas e logística de entrega fica concentrada em um só lugar.

Como ser bem-sucedido nas vendas?

Além de definir o que vender na internet e independente do canal utilizado, a adoção de algumas boas práticas faz toda a diferença para o sucesso nas vendas pela Internet. São as seguintes:

  • Fotos: são como a vitrine da sua loja física. Imagens com baixa resolução, cenários estranhos ou que possuem falta de detalhes podem espantar os clientes virtuais.
  • Descrição: como o cliente não pode tocar o produto, ele precisa do máximo de informações possíveis para tomar a decisão de compra. As descrições precisam ser interessantes, detalhando todos os atributos do item anunciado, bem como detalhes de utilização e conservação.
  • Estoque: ao vender pela Internet o volume de potenciais clientes é muito superior ao das lojas físicas. Por essa razão é preciso estar preparado para dar conta da demanda, com um estoque que permita a entrega rápida dos produtos.
  • Logística: ao contrário das lojas físicas, a responsabilidade da entrega nas vendas online é do lojista. Sendo assim é preciso ser ágil no envio dos produtos, garantindo um acondicionamento adequado dos produtos e evitando atrasos.

Existem diversas maneiras do pequeno e médio empreendedor começar a vender pela Internet. 

Com ferramentas simples e de baixo custo é possível otimizar todas as etapas desse processo, desde a integração até a gestão financeira. 

O uso desses recursos, associado aos melhores sites para vender online e a execução de boas práticas para vendas online, cria as condições favoráveis para o crescimento de todo o negócio.

Assim, pode-se ampliar a abrangência geográfica do negócio e o número de clientes sem grandes investimentos de tempo e dinheiro. Isso pode ser decisivo para garantir a estabilidade do negócio em um momento de fraco desempenho na loja física, por exemplo.

Independente dessas questões, ter ao seu lado um sistema de gestão completo é indispensável para que você faça um bom controle das principais áreas da empresa, como estoque, vendas, pagamento de contas e muito mais. 

Com um sistema como o QuantoSobra, você faz tudo o que várias planilhas Excel fazem, de maneira automática e em um só lugar, o que inclui:

  • estoque mínimo e máximo,
  • estoque de segurança, 
  • informações para inventário, 
  • giro de estoque, 
  • controle de entradas e saídas de mercadorias, 
  • gestão de vendas e PDV integrado com seu estoque, 
  • indicadores completos sobre o status do seu estoque, e muito mais.

Comece a testar o QuantoSobra gratuitamente para comprovar que ele é a melhor solução, não só para o seu controle de estoque mas, também, para a gestão de toda a sua empresa.

testar quantosobra grátis