Como gerenciar uma empresa com 12 dicas

Ser o dono de um pequeno negócio é algo que vem atrelado a desafios únicos do tamanho e funcionalidade do negócio. Saber como gerenciar uma empresa pequena é algo complexo. O pequeno empresário deve lidar com todos os desafios de venda, entrega, finanças, administrar e crescer o negócio com ou sem nenhum empregado, tudo isso enquanto tenta alcançar o sucesso. Algumas dicas de como gerenciar uma empresa podem fazer com que estes desafios sejam mais fáceis de lidar. Entretanto, administrar um pequeno negócio pode ser extremamente recompensador pessoalmente e financeiramente.

Como gerenciar uma empresa em 12 dicas

banco

1. Faça o seu banco trabalhar por você

Gerencie seu pequeno negócio com eficiência financeira explorando todas as opções que o seu banco pode oferecer para os donos de pequenas empresas e escolha o banco certo para o plano financeiro do seu negócio. Muitas instituições financeiras oferecem contas com baixas tarifas administrativas, empréstimos com taxas de juros mais baixas etc, tudo que você precisa para a conta bancária do seu pequeno negócio. Escolher o banco correto, que seja o melhor negócio para o seu negócio, irá lhe ajudar a economizar e valorizar cada real.

centro_desenvolvimento

2. Visite algum centro de desenvolvimento de pequenos negócios

Algumas cidades brasileiras investem em centros de ajuda ao pequeno empresário. Estes centros permitem acesso a informação gratuita por meio de palestras, cursos e até mesmo consultorias. Algumas delas tem ofertas que são pagas, porém, devido ao papel social de tais instituições, o valor é baixo e o retorno é muito bom. Vale a pena procurar a prefeitura do seu município e se informar!
Ainda, sempre é bom lembrar que você pode visitar consultores e contadores de sua cidade para obter a ajuda necessária. Os serviços prestados por estes profissionais são de muita valia para o pequeno empresário.
Você também pode procurar o Sebrae de sua cidade.

Businessman working with tablet pc. Report charts in background

3. Utilize um sistema de gestão financeira

Considere utilizar um sistema que ajude pequenos negócios a melhorar e controlar o seu fluxo de caixa por meio de uma melhor gestão das receitas e despesas do dia-a-dia e controle do crédito dos clientes. Isto irá permitir que você tenha o controle dos novos clientes e monitore os já existentes, gerenciando seus pagamentos e recebimentos com maior segurança. Você pode utilizar Softwares como o QuantoSobra ou até mesmo planilhas de fluxo de caixa, que são gratuitas!
>> Baixe a nossa planilha de fluxo de caixa gratuita clicando aqui.

Business Plan

4. Crie um plano de negócios e/ou um canvas

Uma das chaves para gerenciar um pequeno negócio é ter um plano de negócios com metas bem definidas e que faça uma projeção do seu crescimento. Planeje bem as suas finanças de modo que você saiba quanto terá que vender para alcançar o seu ponto de equilíbrio e até mesmo quanto você precisará vender para alcançar suas metas de lucros e crescimento para melhorar e desenvolver cada vez mais o seu negócio.
Se você quiser algo mais direto, você poderá fazer um Business Model Canvas. Conforme explica o site TechTudo:

Canvas é uma ferramenta estratégica e empresarial, desenvolvida com o intuito de auxiliar a novos empreendedores a elaborarem seus modelos de negócios. Baseada na metodologia Canvas Business Model, o aplicativo adota um quadro com nove áreas estratégicas distintas, que servem como um ponto de partida para que empresários possam descrever seus negócios.

Você pode utilizar este site para fazer o seu Business Model Canvas gratuitamente!

networking

5. Networking!

Ganhe o suporte de outros pequenos negócios locais fazendo networking com outros pequenos empresários. Faça parte das associações de pequenos empresários e participe em eventos da comunidade para alavancar conhecimento sobre o seu negócio na área. Participe de funções na comunidade para que potenciais clientes fiquem sabendo dos serviços/produtos que você oferece.

estoque

6. Gerencie o seu estoque com eficiência!

Gerenciar o estoque pode fazer com que você tenha sucesso ou quebre seu pequeno comércio, então, gerencie o mesmo com muito cuidado e garante que você está maximizando cada real que está sendo gasto! Invista em pequenas quantidades de estoque no começo e monitore continuamente os números/quantidades dos produtos em estoque para que você saiba o que está vendendo e o que está ficando “encalhado”. Isto irá ajudar você na hora de realizar as compras do seu pequeno negócio. Como gerenciar uma empresa sem saber o seu estoque correto? Esta é uma pergunta difícil, mas acontece. Muitos empresários não sabem quanto tem em casa e nem mesmo qual o produto mais vende e qual lhe da mais lucro, muitas vezes iludindo-se que o negócio vai bem pois vende muito de um produto que muitas vezes só serve para girar dinheiro dentro do pequeno negócio. Rotacione seu estoque para remover itens que não vendem e substituí-los por novos itens que podem vender muito mais!
>>Leia mais em nosso artigo Como administrar uma loja de sucesso.

organize

7. Organize-se!

Nos diversos artigos que já fizemos sobre como administrar uma empresa com sucesso, falamos sempre sobre a necessidade de organização do pequeno negócio.
A organização é fundamental para você poupar tempo. Tempo é dinheiro e uma boa organização pode ajudar você a encontrar os itens do seu estoque mai rapidamente para entregar ao cliente, deixando-o mais feliz pela pouca espera e por não ter que esperar em filas. Além disso, você poderá atender mais clientes em um curto espaço de tempo.
Organize a documentação da sua empresa de forma a ter os dados na mão quando precisar, bem como os relatórios para análise em reuniões ou quando você for analisar o andamento da empresa e tomar decisões estratégicas.
Um sistema de gestão pode lhe ajudar nesta tarefa.
>> Leia também: Como organizar uma empresa em 60 segundos.

informação

8. Conheça o seu negócio e o mercado em que você está inserido

Esteja sempre na vanguarda e sabendo o que é novidade e as tendências do mercado em que seu pequeno negócio atua. Desta maneira, você consegue se manter competitivo dentro da sua industria. Inscreva-se para receber newsletters online (como a do nosso blog, por exemplo) para estar sempre informado sobre os eventos importantes do seu mercado.
cnpj

9. Registre-se! Tenha um CNPJ.

Lembre-se de registrar sua pequena empresa e adquirir um CNPJ no CNAE correto em que você pretende atuar. Este passo é importante para garantir que você está tocando seu negócio de maneira legal e de acordo com as regulamentações da industria em que você está inserido. Isto evita multas e fiscalizações desnecessárias que lhe fazem perder tempo e dinheiro. Garanta que você está inserido no CNAE correto e que tenha todas as licenças adequadas, se você for trabalhar com alimentos, por exemplo, você pode fazer o curso gratuito do SEBRAE chamado Boas práticas nos serviços de alimentação (que é um REQUISITO OBRIGATÓRIO para este tipo de negócio).
Lembre-se que você terá obrigações fiscais para cumprir.

empregados

10. Qualifique e certifique seus empregados!

Dê emprego para indivíduos com certificação e qualificação na área do seu negócio e caso eles não tenham, invista na qualificação dos mesmos. Uma equipe bem formada e qualificada faz toda a diferença na hora de saber como gerenciar uma empresa. Equipes qualificadas rendem mais que não qualificadas e isto traz retorno financeiro para a empresa, bem como melhor ambiente de trabalho e produtividade individual e coletiva.
Além disso, os clientes irão ter mais confiança no seu negócio e você pode, inclusive, utilizar tal informação a seu favor, anunciando que todos os empregados são qualificados e certificados em suas campanhas de marketing!

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11. Ofereça referências

Tenha uma lista de clientes satisfeitos que estejam dispostos a servir como referência para potenciais clientes. Isto irá trazer para futuros clientes a habilidade de verificar a qualidade do seu trabalho e atendimento aos seus clientes.

nicho

12. Defina o que você quer vender e para quem

Tenha foco e saiba o que você quer vender e para quem. Definir a persona do seu cliente ideal ajuda muito na direção dos caminhos a tomar na hora de anunciar em jornais etc, bem como na hora de fazer as compras para repor seu estoque.
Neste artigo contamos a nossa própria experiência como ter foco nos ajudou a crescer!

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Business_Model_Canvas
http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/sebrae-canvas.html
http://www.wikihow.com/Run-a-Small-Business

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