Como fazer gerenciamento de projetos em pequenas empresas de forma eficiente?

Gerenciar é sempre um dos maiores desafios quando falamos de projetos, em pequenas empresas que prestam serviços, por exemplo, é fundamental estar sempre perto para auxiliar a equipe, verificar a produtividade, garantir prazos, resolver problemas, etc. É nesse momento que o uso de boas ferramentas de gerenciamento ajuda, e muito na hora de administrar os processos, muitas delas possuem inclusive versões em app (aplicativo) o que facilita muito o trabalho.

Para te ajudar nessa tarefa e na sua produtividade e eficiência, separei 3 tipos de ferramentas para gerenciamento de projetos, elas com certeza irão mudar a forma como você gerencia sua empresa e vão te ajudar a coordenar as equipes independente do formato ou tamanho do seu empreendimento.

Vamos lá!

É fundamental refletir sobre o seu negócio antes de escolher a ferramenta ideal para você, esse passo é importante porque opções de mais podem te atrapalhar, e opções de menos também podem te atrapalhar – por exemplo, uma ferramenta com muitas variáveis que não sejam fundamentais para o seu negócio pode te atrapalhar e aumentar a burocracia, da mesma forma que opções de menos não cumpre a eficiência desejada -, assim, essa etapa de reflexão é muito importante, não pule ela.  Pense no seu tipo de gestão, no tamanho dos seus projetos, na quantidade de pessoas, etc. Depois de ter tudo isso claro é hora de começar a procurar, aqui estão 3 bons exemplos:

  1. Se você precisa de uma ferramenta colaborativa experimentar o Trello para gerenciamento de projetos é uma ótima opção. Essa ferramenta permite o controle e gestão de grupos de trabalho, inclusive vários ao mesmo tempo, você pode ainda criar um checklist de tarefas – isso é muito bom para visualizar o andamento do trabalho -, também é possível fazer comentários e revisar o que disponibilizado no programa.
  2. Se você está satisfeito com a gestão de projetos da sua empresa, mas precisa de algo que te ajude a organizar melhor os fluxos de tarefas, o Heflo é a melhor opção, permite criar e gerenciar de forma colaborativa seus processos, assim você terá uma visão ampla da empresa e tudo o que acontece.
  3. Cage é uma ferramenta com foco em negócios que trabalhem com projetos e criatividade, como agências de publicidade e designers, é para empresas que precisam supervisionar todo o progresso do projeto, possui também a funcionalidade de acessos simultâneos, correções online, e permite a interação entre os participantes.

Possuir um bom gerenciamento de projetos e equipes é metade de um trabalho de gestão de sucesso, a outra metade é o controle e registro financeiro, unindo essas duas áreas você desenvolve gerenciamento eficiente da sua empresa, independentemente do tamanho dela.

Sobre o Autor

Daniel Vargas é especialista em empreendedorismo, gerenciamento e colunista do ideias.me.
85 / 271

2 Comments

  1. Adriano 4 de novembro de 2016 at 18:51

    Muito bom o artigo. O conteúdo sobre gerenciamento de projetos é sempre bem-vindo.

    Não conhecia a ferramenta Cage. Vou testar.

    Abraço

  2. Nome 1 de outubro de 2017 at 15:17

    Bom saber da Cage, vou ver se dá para testar free

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend