Como abrir uma empresa: Perguntas que você deve responder antes de abrir o seu negócio

Como abrir uma empresa: O que você precisa saber antes de ter o próprio negócio?

Introdução

Como abrir uma empresa e realmente fazer o negócio dar certo em um país de tantas incertezas como o Brasil? De acordo com pesquisas recentes, o Brasil é o terceiro país do mundo em número de empresários e empreendedores. Traduzindo isso para valores concretos, temos anualmente cerca de 1.400.000 novos negócio sendo iniciados em solo nacional, e 1 a cada 3 brasileiros sonha em ter seu próprio negócio.

Até aí tudo bem, porém temos um outro cenário que precisa ser melhorado quando falamos de micro e pequenas empresas: a taxa de mortalidade desses negócios nos primeiros 3 anos de vida é de aproximadamente 50%.  Assim, 700.000 empresas irão fechar, um grande número de empreendedores que poderiam estar gerando renda e emprego, criando riqueza e melhorando a comunidade em que atua.

Grande parte desses empreendedores que não resistem aos anos iniciais, não estavam cientes de todas dificuldades e desafios que deveriam superar, e talvez tivessem se preparado melhor se atentassem a algumas dicas que iremos abordar abaixo.

Se você está pensando em abrir um negócio, ou abriu recentemente, convidamos para que faça uma reflexão juntamente conosco sobre algumas coisas que todo aspirante a empresário deveria saber antes de se aventurar no mundo dos negócios. Assim, pretendemos responder para você de uma maneira mais prática como abrir uma empresa:

1) Pergunte-se: Por que eu quero abrir um negócio?

Sonhar e ter boas intenções hoje não significa, nem de longe, que você irá ter sucesso no mundo dos negócios. Empreender deve ser algo mais profundo do que simplesmente sonhar e torcer…

Pensar em como abrir uma empresa deve ser um processo de amadurecimento consciente e concreto, em que você, empreendedor, coloque seu coração, sua mente e seus braços a trabalharem em um único objetivo. Começar uma empresa porque conhece pessoas que fizeram um negócio e deu super certo, ou porque você juntou uma grana e quer investir em algo que lhe de retorno, podem ser grandes armadilhas para quem nunca teve uma empresa. Conheço casos piores ainda, em que o ato de constituir um negócio está baseado na vaidade de se tornar empresário.

Esse é apenas um ponto de reflexão que deixo registrado, pois sei que um empreendedor de sucesso deve realmente ter apenas uma única resposta para esta pergunta:

  1. Porque quero crescer e fazer a diferença;
  2. Porque quero ser o melhor nesse ramo;

Se seu pensamento segue essa linha de raciocínio, meio caminho andado.

2) Comece pequeno e valide sua idéia:

Muitos empreendedores cometem o erro de já querer começar grande, alugar um ponto central, contratar equipe, investir do bom e do melhor, soltar foguetes e ter uma inauguração linda. Essas estratégias até funcionam, mas para aqueles que já tem experiência mínima no seu negócio, e que ja testaram a idéia e perceberam oportunidade de expandir.

Quem está prestes a abrir seu primeiro negócio, deveria obrigatoriamente passar pela seguinte fase: VALIDAR SUA IDÉIA.

Mas, na saga para saber como abrir uma empresa, o que isso significa?

É simplesmente pegar aquilo que você deseja empreender e fazer em uma pequena escala.

Exemplo #1: Como abrir uma empresa – Lancheria

se você pretende abrir uma lancheria, ou um restaurante, faça após o expediente lanches para vender a seus conhecidos e vizinhos, ou abra na sua casa mesmo uma noite de jantar, servindo uma mesa de forma remunerada a seus colegas ou amigos. Não importa o que você vai fazer, mas faça pouco disso e tente VENDER seu produto ou serviço; Ouça as pessoas e não tenha medo de perguntar a opinião delas. Um bom indicativo você terá quando começar a vender para pessoas que você de fato não conhece e não teriam motivo algum para lhe comprar, a não ser a qualidade do seu produto e o fato de que realmente eles querem lhe pagar por ele.

Você irá tirar muita experiência de momentos assim, que com certeza irão encurtar e/ou agilizar seu negócio quando realmente for formalizar e abrir ao grande público.

Exemplo #2: Como abrir uma empresa – Loja de Roupas

Digamos que você queira abrir uma loja de roupas. Comece revendendo de alguma loja que trabalha nessa modalidade, ou compre roupas em feiras ou eventos e revenda a suas amigas. Você começará assim e quando menos perceber estará com ótimas habilidades de venda, conhecimento de mercado, vai saber o que vende, o que não vende e logo estará vendendo muito mais para pessoas que você não conhecia até então. Ligue para marcas menos conhecidas que querem expandir seu mercado e faça proposta de compra dos produtos para que você pessoalmente faça as vendas porta-a-porta. EXPERIMENTE, EXPERIMENTE pra dar um passo mais firme em direção a seu sonho.

Claro que essa experiencia pode vir também pelo fato de você trabalhar já em um restaurante ou uma loja de roupas, e isso ajuda muito para quem quer iniciar seu negócio, mas não se iluda, pois as responsabilidades são bem maiores quando se está por trás de toda uma empresa.

3) Fale com alguém que já fez a caminhada

Nada se cria, tudo se copia e se aprimora e é isso que você deve fazer depois de validar sua idéia na saga de como abrir uma empresa.  Salvo 1% dos negócios MEGA INOVADORES, os outros 99% já estão sendo feitos por alguém em algum lugar da sua Cidade, Estado, País ou Mundo.

Essas pessoas que já fizeram a caminhada, detêm uma infinidade de informações úteis, e relevantes para quem quer atuar no mesmo setor ou ramo. Imagine oque seria uma conversa de 30 minutos com uma pessoa que tem um negócio que deu certo no mesmo ramo que você deseja abrir? Já pensou? O nosso CEO contou um pouco de como isto ajudou ele no post Como uma conversa com um expert me impediu de quebrar.

Na minha opinião verdadeiros empreendedores ajudam outros empreendedores, qual seu  medo em perguntar ou questionar esses empreendedores sendo que vocês nunca serão concorrentes diretos?

Ao menos você deve tentar fazer isto, pois é um atalho e tanto para quem não quer descobrir tudo sozinho. Seja curioso, busque conteúdo com quem entende e já fez a caminhada, isso pode fazer toda a diferença para você responder com exatidão a pergunta: Como abrir uma empresa?

4) Esteja pronto para errar

Iniciar um negócio por paixão é excelente, mas a paixão cega, somada ao excesso de confiança, misturado com uma fé infantil, podem levar você a caminhos quase que sem volta.

Se você está disposto a ter o próprio negócio, já tenha em mente que apesar de toda preparação, conhecimento, estratégia etc, você vai errar, e provavelmente não vai ser pouco. Estar pronto pra isso talvez seja sua única arma verdadeira nos primeiros 12 meses.  

Ter um negócio exige de você hoje conhecimentos em diversas áreas: Finanças, produção, estoque, vendas, contabilidade , liderança, RH, compras, marketing etc.  Você sinceramente acha que é possível dar conta de tudo isso sem cometer equívocos e aprender com o tempo? Não! é humanamente impossível.

Tire da cabeça o fato de que seu negócio vai dar dinheiro no primeiro ano, ou  que você vai ter que investir só no início. Todo negócio que cresce através das dificuldades e erros se torna mais resiliente para crescer no mercado, desde que o DONO tenha competência emocional para aguentar o tranco.

Seus erros irão lhe custar mais do que você planejava, esteja pronto pra isso.

Quer um exemplo? Leia Como tirar o melhor dos seus erros. Reavalie suas decisões e mude as situações!

5) Esqueça o imediatismo

Costumo dizer que qualquer negócio sério e que pretenda expandir, irá necessitar de reinvestimento constante nos primeiros 3 anos. Além disso, posso afirmar que para uma empresa tenha condições de deixar dinheiro passível de distribuição de lucros se vão no mínimo 5 anos.

“Mas eu conheço o fulano que colocou o negócio X e logo trocou de carro, dizem que ta ganhando muita grana etc” Provavelmente você ja ouviu isso ou até mesmo ja proferiu essas palavras, mas não se iluda, acompanhe a trajetória desse rapaz por mais 3-4 anos e verá que algo mudou, ou ele quebrou ou passou adiante o negócio (note que estamos falando de micro e pequenas empresas tradicionais).

Ter um negócio é como ter um filho, ou você investe nele (tempo e dinheiro) ou provavelmente ele irá crescer com problemas. Dedicação total nos primeiros anos é imprescindivel para fugir a taxa de mortalidade mencionada anteriormente.

Mas Guilherme, como abrir uma empresa se estou colocando o negócio porque preciso sustentar minha família ou manter meu padrão de vida:

  1. excelente, você irá ter uma motivação extra para dar o gas que o negócio precisa para crescer;
  2. péssimo, você terá que tirar dinheiro do negócio no estágio de vida que ele mais precisa de investimento.

Algo não fecha nessa matemática, e você terá de descobrir como chegar a um resultado satisfatório, pois uma coisa puxa contra a outra. Se quiser balancear essa conta, terá realmente de ser muito inovador, ou suar a camiseta 3x mais para compensar a necessidade de reinvestimento.

Tente não abrir um negócio porque precisa de um emprego, ou porque precisa logo de dinheiro, essa não é uma boa formula de sucesso, apesar de as vezes funcionar muito bem.

6) Dê o seu melhor e não se contente com o pouco

Uma vez iniciado seu negócio, dê tudo de sí para que ele seja algo único no mercado. Tenha orgulho de fazer a diferença e satisfazer seus consumidores, enxergue longe  e pense grande.

Empreendedor é aquele que tem a visão a longo prazo e competência de fazer o que for necessário para o negócio crescer.

Conclusão

Agora basta formailizar seu negócio com o auxílio de um bom contador, para que você esteja bem enquadrado no tipo de empresa que deseja montar.  E ler atentamente sobre negócios e como ser um bom empreendedor. Veja aqui alguns links que podem lhe interessar:

Leia o nosso blog e inscreva-se em nossa Newsletter para receber os artigos por email, além disso, veja nossos Materiais Educativos sobre Gestão para Micro e Pequenas Empresas.

56 / 318

1 Comment

  1. Nome 2 de outubro de 2017 at 08:47

    essas dicas seriam para qualquer tipo de nicho ?

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend